Manaus – Aconteceu nesta terça-feira (23) o último dia Seminário Estadual Faça Bonito, realizado pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA) em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), Petrobras, Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) e a Secretária de Saúde do Estado do Amazonas.
O objetivo do seminário é ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.
Em uma das mesas com o tema, Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes na Internet, a Delegada Titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho, ressaltou a importância do evento no Amazonas. “O seminário além de integrar todos os órgãos que compõe a Rede Proteção, ele capacita e faz um balanço sobre todas as ações, em especial as ações comemoradas no dia 18 de maio, com objetivo principal da gente sentar, conversa e ver o que estar faltando para melhorar na nossa atuação em rede, desde o acolhimento da vítima ao acompanhamento posterior da denúncia, então, é um processo realmente complexo, e que a gente precisa dessa integração para que a cada ano a gente melhore e evolua na proteção”.
O evento ainda contou a participação da médica ginecologista e Coordenadora do Ambulatório da Diversidade Sexual e Gêneros, Dária Neves, do advogado e Coordenador da Clínica de Direito LGBT da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Denilson Aguiar, da representante da Associação de Travesti, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (ASSOTRAM), Michele Pires os mesmo relataram a realidade da violencia sexual sofrido no movimento LGBTQIAPN+ .
A ultima mesa foi composta pela Delegada de Polícia Federal, Letícia Prado da Policia Federal e a Delegada Titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho as mesma debateram sobre o tema, Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes na Internet. A Delegada da (DEPCA), ressaltou a importância do evento no Amazonas. “O seminário além de integrar todos os órgãos que compõe a Rede Proteção, ele capacita e faz um balanço sobre todas as ações, em especial as ações comemoradas no dia 18 de maio, com objetivo principal da gente sentar, conversa e ver o que estar faltando para melhorar na nossa atuação em rede, desde o acolhimento da vítima ao acompanhamento posterior da denúncia, então, é um processo realmente complexo, e que a gente precisa dessa integração para que a cada ano a gente melhore e evolua na proteção”, disse Joyce Coelho.
O evento reuniu nos dois dias cerca de 500 de vários seguimentos, inclusive os órgãos que compõe a rede de proteção da criança e adolescente.