Manaus – Na tarde da última quarta-feira (10) na Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Martelo, Interior de Coari/AM, a equipe do IACAS através do projeto Mobilizar e Agir em parceria com a Petrobras deu início a mais uma oficina com crianças e adolescentes.
A oficina teve como objetivo ensinar as crianças a se proteger contra qualquer tipo de abuso, e aprender a nomear corretamente as partes do corpo e identificar o que é íntimo, para assim, poderem relatar aos pais se algo fora do comum acontecer.
A educadora social, Jamily Silva explicou a importância de ensinar as crianças a se conhecer. “É preciso que o seu filho se sinta seguro para lhe contar qualquer coisa, inclusive uma situação de abuso. Se o seu filho for ensinado que segredos não são coisas boas e que ele sempre poderá (e deverá) contar a você tudo o que acontece, será mais fácil de identificar uma situação de abuso”, disse.
Em outro momento a psicóloga, Sidyany Farias, realizou uma roda de conversa com a comunidade, entre adolescentes, mulheres e homens. “Trabalhamos a conscientização do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e ressaltamos o tema que é a rede de proteção, falar da importância da família nessa rede de proteção é essencial para a comunidade, pois sabemos que o ambiente familiar deve ser o lugar onde essas crianças se sintam seguras contra quaisquer tipo de violência, ou seja, a base familiar deve ser fortalecida sempre”, disse a psicóloga.
A programação aconteceu na igreja da comunidade e reuniu cerca de 35 pessoas entre, crianças, adolescentes e adultos.