O projeto Mobilizar e Agir, por meio da parceria com a Petrobras, levou informação e conhecimento para mais comunidades do interior do estado do Amazonas. Na última terça-feira (15/08), a equipe ministrou oficinas socioeducativas para três grupos em duas comunidades do município de Coari. Para os adolescentes e crianças a pauta foi sobre cultura de paz, já para os adultos, violência e abuso sexual. Ao todo, o time alcançou 56 pessoas.
A primeira comunidade contemplada foi a Comunidade Santa Luzia do Buiuçuzinho, pela manhã, onde foram atendidas cerca de 16 crianças, sete adolescentes e sete adultos. À tarde, foi a vez da Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Martelo. Nela foram mobilizadas 12 crianças, nove adolescentes e cinco adultos.
Após conhecerem um pouco sobre o projeto, os mais velhos puderam ouvir e tirar dúvidas sobre violência psicológica, física, patrimonial, assédio e exploração sexual, exploração infantil, tráfico humano e outros. Já os adolescentes foram levados a debater e refletir sobre fatores que contribuem para uma cultura de paz mundial: educação, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, tolerância, solidariedade etc.
Para os pequenos foram feitas dinâmicas visando reforçar a temática, uma delas foi realizada com barbante a fim de retratar como os relacionamentos construídos com o próximo estão ligados com todos ao redor. Outro assunto tratado com eles foi sobre as cinco emoções primárias e também fatores que ajudam a promover a cultura de paz.Segundo a educadora social que ministrou a oficina para as crianças, Jamily Silva, o momento foi de muito dialogo e escuta. “Nós buscamos ouvir o que cada um tinha para dizer, afinal estamos ali para orientar. Aplicar o conteúdo programado em cima das vivências deles é uma ótima maneira de gerar identificação e compreensão”, revelou.
As oficinas em ambas as comunidades chegaram ao fim com muita brincadeira e a entrega de kits com doces e guloseimas para crianças e adolescentes.