Nos dias 05, 06 e 07 de agosto, o projeto Mobilizar e Agir levou uma missão especial ao Rio Urucu, em Coari, no Amazonas para fortalecer as vozes contra as violências que afetam as mulheres. Em parceria com a Petrobras e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Coari, a equipe do IACAS desenvolveu atividades transformadoras em cinco comunidades ribeirinhas: Família, Santa Maria do Curupira, Nossa Senhora Aparecida do Martelo, Nossa Senhora de Nazaré da Ilhinha e Santa Luzia do Buiuçuzinho.
Acompanhada pelos membros do setor de Responsabilidade Social – Projetos Sociais (RS/PS) da Petrobras, Eduardo Amaral, Joana Bessa e Juliane Pires, a equipe técnica desenvolveu ações informativas e preventivas. A assistente Social abordou com os comunitários as várias formas de violência, destacando a importância da denúncia e do fortalecimento das redes de apoio locais.
As crianças mergulharam em dinâmicas criativas, jogos e brincadeiras conduzidas pela educadora Josiclea Aparicio, onde aprenderam a expressar suas emoções e entender o impacto da violência. Com os adolescentes, a educadora Brenda Mattos abordou as consequências da violência e o poder que eles têm como agentes de mudança em suas comunidades. Essa jornada de três dias foi mais do que uma missão; foi um compromisso com a transformação social, onde cada gesto, cada palavra, plantou sementes de esperança e resiliência nas comunidades.
#MobilizarEAgir #ComunidadesRibeirinhas #TransformaçãoSocial