FOTO: divulgação
Formação Mobiliza Agentes Locais em Prol dos Direitos das crianças e adolescentes
Nos dias 12 e 13 de novembro, o município de Codajás, no Amazonas, recebeu a Oficina de Formação para Agentes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), promovida pelo projeto Mobilizar e Agir, uma iniciativa do Instituto IACAS em parceria com a Petrobras. O evento aconteceu na Casa da Cultura e reuniu mais de 40 profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente, com o objetivo de fortalecer o SGD e aprofundar a compreensão dos direitos das crianças e adolescentes.
A abertura foi realizada por Amanda Ferreira, coordenadora geral do IACAS, que apresentou o projeto e enfatizou a relevância de fortalecer a rede de proteção local em Codajás. “O projeto Mobilizar e Agir é itinerante e tem como objetivo mobilizar a rede de proteção para a atenção das crianças e adolescentes. Nosso propósito é fazer com que essa rede dialogue, planeje em conjunto e, assim, proporcione uma proteção mais integral para as crianças, priorizando-as de acordo com o que preconiza o estatuto,” explicou Amanda.
No primeiro dia de atividades, a professora Silvia Carla conduziu a oficina com uma abordagem detalhada sobre a evolução das legislações de proteção às crianças e adolescentes no Brasil, desde o período colonial até a atualidade, incluindo a recente Lei Henry Borel. “Esse primeiro módulo foi muito importante, pois trabalhamos a cronologia das legislações voltadas à proteção de crianças e adolescentes, desde a época colonial até a Lei Henry Borel,” comentou Silvia.
No segundo dia, os participantes exploraram os direitos das crianças e adolescentes durante períodos históricos como o Império e a Primeira República, além das conquistas mais recentes. A coordenadora do CRAS de Codajás, Silvia Santos, destacou o impacto da formação para os profissionais de saúde e assistência social: “Participar desta oficina foi de suma importância para nós, trabalhadores do SUS e demais profissionais. Vamos tentar aplicar o que aprendemos aqui na prática e compartilhar esse conhecimento com os colegas.”
FOTO: divulgação
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Gislaine Cristiane, “A oficina do IACAS é de extrema importância para Codajás, pois reforça o entendimento e a aplicação das políticas públicas, desde a assistência social até a educação e saúde. Esse tipo de formação ajuda a preparar nossos profissionais para lidarem com os desafios da proteção à criança e ao adolescente, especialmente em momentos delicados como os que temos enfrentado. Agradecemos ao IACAS por essa parceria e estamos confiantes de que os aprendizados daqui serão aplicados em nosso município.”
A oficina também contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Codajás. O secretário de Cultura, Clossi Barbosa, elogiou a realização do evento na Casa da Cultura e reforçou o compromisso da Secretaria com projetos de atendimento ao público jovem, como aulas de violão, teclado, música, desenho, banda marcial e teatro. “Foi um imenso prazer receber a equipe aqui. Nesses dois dias, tivemos uma gama de conhecimentos referentes à criança e ao adolescente. Vamos levar essa cultura itinerante aos bairros, focando em crianças e adolescentes,” afirmou.
Sandra Anastácio Costa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), expressou a importância do evento para quem trabalha na defesa dos direitos da infância. “Foi muito importante para mim. Aprendi muito e vou colocar em prática. O meu sonho, e acredito que o de todos aqui, é que possamos lutar mais pelos direitos da criança e do adolescente para que esses direitos, que já estão em lei, sejam respeitados. Acredito que muitas pessoas foram conscientizadas sobre seu papel na rede de proteção,” destacou.
A oficina do projeto Mobilizar e Agir representou um importante passo para o fortalecimento da rede de proteção em Codajás, promovendo o diálogo e a articulação entre profissionais de diferentes áreas do Sistema de Garantia de Direitos em prol das crianças e adolescentes.
Sobre o Projeto Mobilizar e Agir
A oficina faz parte do projeto Mobilizar e Agir, realizado pelo Instituto IACAS em parceria com a Petrobras, que tem como um de seus principais objetivos mobilizar e fortalecer as redes de defesa dos direitos humanos em todo o estado do Amazonas.
Foto: Divulgação/IACAS