Formação fortalece atuação da rede de proteção em Carauari com oficina promovida pelo IACAS
O município de Carauari (AM) recebeu nos dias 10 e 11 de abril a Oficina de Formação para os Agentes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, uma ação promovida pelo IACAS (Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio), por meio do Projeto Mobilizar e Agir, com apoio da Petrobras.
Com foco na história da infância e nos marcos legais, o Módulo 1 da formação reuniu mais de 38 profissionais de diferentes áreas, como saúde, educação, segurança pública, assistência social e conselhos tutelares, com o propósito de fortalecer os vínculos e a atuação da rede de proteção local.
As atividades aconteceram na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na sala 1, e foram conduzidas pela facilitadora Silvia Carla. A coordenação geral esteve sob a responsabilidade de Amanda Ferreira, que destacou a importância de construir uma rede qualificada e conectada para enfrentar os desafios da proteção à infância.
A programação contemplou temas como “Infância na Época Colonial”, “Infância no Império e Primeira República” e “Infância no Século XX e XXI”, além de uma apresentação institucional do Projeto Mobilizar e Agir.
A oficina também foi um espaço de escuta e trocas. A coordenadora do Centro da Juventude, Sildina da Silva, compartilhou sua experiência: “Foi muito bom estar como participante da oficina. Vou levar para o meu setor de trabalho novos conhecimentos que adquiri aqui na capacitação. E dizer que é muito satisfatório poder continuar lutando pelos direitos da criança e do adolescente.”
Para o capitão Jean Willer, comandante do 5º Grupamento da Polícia Militar de Carauari, o encontro foi uma oportunidade de reforçar o papel da segurança pública na rede de proteção: “A oficina nos trouxe conhecimento bastante diversificado sobre a rede de proteção da criança e do adolescente. Saímos daqui cientes do nosso dever junto da sociedade e dessas crianças.”
O Projeto Mobilizar e Agir atua em cinco municípios do Amazonas com foco na mobilização, capacitação e fortalecimento das redes de proteção, com ênfase na prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Carauari foi a quarta cidade a receber o módulo, que seguirá sua jornada por outros municípios, ampliando o alcance da formação e o impacto positivo nas políticas públicas de proteção à infância.
Fotos: Divulgação / Iacas