Um dia de final de inverno Amazônico, com o tempo fechado, e um clima ameno, foi assim o cenário em que a ação iniciou na manhã de quarta-feira, dia 18 de maio, com ampla participação de Entidades como Arquidiocese de Manaus, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, SEMASC, dentre outros.
O objetivo além do ato de abraço simbólico é de alertar a sociedade para que fique cada vez mais atenta ao crime de abuso e exploração sexual. Na ocasião foram “plantadas”, o símbolo da campanha #façabonito, uma flor amarela que representa o movimento. A frase “faça bonito” surgiu quando uma criança chamou atenção dizendo para não só falarmos bonito mas para que façamos bonito, em relação ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A DEPCA, onde a delegada Joyce Coelho é delegada atua, se tornou uma referência neste combate, no entanto centraliza casos na capital, Manaus. Como conta Amanda Ferreira, coordenadora do IACAS.
“De abril de 2021 a abril de 2022 foram 1.557 casos de violência só nesta delegacia e é por isso que nós estamos aqui para simbolizar cada criança que veio aqui denunciar”.
Amanda ainda salienta a necessidade de qualificar o atendimento às vítimas de exploração sexual. “Acima de tudo a gente precisa de atendimento qualificado para estas crianças, então não é só denunciar, mas é garantir que políticas públicas sejam voltadas para estas vitimas”. Finalizou.
A fala da coordenadora do IACAS, remete a um problema social muito grave, onde a maioria destas crianças abusadas são de famílias vulneráveis economicamente, e os serviços de atendimento a estas vítimas não estão centralizados em um único lugar, por exemplo, a delegacia fica na zona sul, o IML na zona norte e os hospitais na zona oeste, sendo que na maioria das vezes as famílias mal tem condições de arcar com o custo de condução para todos estes lugares.
Outras ações ainda seguem acontecendo durante todo mês em todo Brasil. Em Manaus, o mês amarelo encerra com um Seminário: “Violência sexual contra crianças e adolescentes, o cuidado existe? “. O evento acontece dia 31 de maio, no auditório da Assembleia legislativa do estado do Amazonas, no horário de 08h30 às 16h30, as inscrições são gratuitas no site da Sympla.