Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente avança e será referência no Brasil

Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente avança e será referência no Brasil

Um marco para a infância e um avanço histórico para a proteção infantojuvenil no Amazonas!

Obra está 44,58% concluída e reunirá, em um só local, serviços essenciais para vítimas de violência

 

Na última sexta-feira (21/02), representantes da Rede de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente visitaram as obras do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, em Manaus, para acompanhar a evolução da construção, que já está 44,58% concluída. O novo espaço, previsto para ser inaugurado em maio de 2025, reunirá, em um só local, serviços especializados para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, garantindo um atendimento mais humanizado e sem revitimização.

Para Amanda Ferreira, coordenadora geral do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), a concretização deste projeto representa um avanço histórico na proteção infantojuvenil.

“Esse centro é um sonho realizado, fruto de anos de luta de todos nós que estamos na ponta do atendimento. Ele representa um avanço gigante para a proteção das nossas crianças e adolescentes, evitando que tenham que reviver a dor ao relatar várias vezes a violência sofrida. Aqui, elas terão suporte completo, com acolhimento, assistência psicológica, jurídica e médica, em um só espaço”, afirmou Amanda.

 

Com investimento de R$ 3,1 milhões, a obra está sendo executada pelo Governo do Estado, com recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT) e financiamento do Ministério Público. O Centro Integrado está localizado dentro da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), na zona centro-sul de Manaus, e contará com 39 ambientes, incluindo:

✅ Recepção e acolhimento especializado

✅ Brinquedoteca e fraldário

✅ Consultórios médicos e salas de atendimento psicológico

✅ Salas de escuta especializada

✅ Espaço de acolhimento emergencial

A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, reforçou a importância do novo centro como um modelo de atendimento completo.

“Nosso objetivo é que crianças e adolescentes passem por um atendimento único e especializado, sem revitimização. Esse será o nono centro do Brasil e, sem dúvidas, o mais completo do país”, destacou.

A visita contou com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública, do Cardeal Leonardo Steiner e de outras entidades da rede de proteção.

Com a inauguração prevista para maio de 2025, o novo centro se consolida como um avanço significativo para as políticas públicas de proteção à infância no Amazonas, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

You May Have Missed