IACAS promove oficina em Coari para capacitação de agentes da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

 

FOTO: divulgação

Oficina visa aprimorar práticas de atendimento e fortalecimento do sistema de proteção infantil no Amazonas

Em uma ação fundamental para fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes em Coari-AM, o Projeto Mobilizar e Agir, realizado pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) em parceria com a Petrobras, promove nos dias 5 e 6 de novembro de 2024 a “Oficina de Formação para os Agentes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD”.A oficina será realizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e tem como objetivo capacitar profissionais que atuam diretamente com esse público em situação de vulnerabilidade, especialmente em casos de violência sexual.

O evento faz parte do projeto Mobilizar e Agir que tem como um de seus principais objetivos mobilizar e fortalecer as redes de defesa dos direitos humanos em todo o estado. Durante a oficina, os participantes terão acesso a módulos práticos e teóricos, visando a melhoria do atendimento e proteção das crianças e adolescentes.

A importância da capacitação

Com uma abordagem prática, o módulo 1, “A história da infância e os marcos legais”, será ministrado por Silvia Carla Macedo Cardoso Furtado, acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFAM e especialista em direitos infantis. Este módulo fornecerá aos profissionais uma visão abrangente dos avanços históricos e legais dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, o que é fundamental para o contexto atual de enfrentamento à violência sexual. “Essa capacitação proporciona aos profissionais uma base sólida para lidarem com as complexidades e desafios do atendimento a vítimas de violência sexual e outros abusos”, destaca Amanda Ferreira, coordenadora geral do IACAS.

Fortalecendo a Rede de Proteção

Katiussia Souza, gerente social do projeto Mobilizar e Agir, afirma que a capacitação da rede é um passo essencial para que as práticas de atendimento sejam mais seguras e eficientes. “Ao aprimorar as práticas dos agentes, estamos criando uma rede de proteção mais segura e inclusiva para nossas crianças e adolescentes. Queremos que cada profissional aplique os conhecimentos adquiridos e faça uma diferença real na vida daqueles que atendem”, explica.

Sobre o IACAS

O IACAS atua desde 2001 no estado do Amazonas, promovendo políticas públicas e fortalecendo a rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes. Suas ações são voltadas ao combate à violência sexual, à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento dos vínculos familiares, sempre em parceria com órgãos públicos e instituições privadas.

Agenda:

Oficina de Formação da Rede de Proteção

Data: 05 e 06 de novembro de 2024

Local: UFAM, Estrada Coari-Mamiá, 305, Espírito Santo, Coari-AM

Horário: das 8h30 às 17h