Nos dias 12 e 13 de novembro, profissionais receberão formação sobre direitos humanos de crianças e adolescentes e combate à violência sexual
Nos dias 12 e 13 de novembro de 2024, o Projeto Mobilizar e Agir, realizado pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) em parceria com a Petrobras, promove em Codajás-AM uma oficina para fortalecimento da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. Com o tema: “Oficina de Formação para os Agentes do Sistema de Garantia de Direitos, a atividade tem como objetivo sensibilizar e formar profissionais para o enfrentamento de violações de direitos, com foco especial na prevenção e atendimento de casos de violência sexual.
A oficina acontecerá na Casa da Cultura de Codajás, localizada na Rua Quinze de Setembro, das 8h30 às 17h. O evento contará com a participação de profissionais da assistência social, saúde, educação e outros representantes locais. A formação busca aprimorar a atuação de profissionais da rede de proteção, contribuindo para a melhoria das práticas de atendimento e prevenção em situações de vulnerabilidade que afetam crianças e adolescentes.
Desde 2001, o IACAS atua na promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes na Amazônia, consolidando práticas de proteção e atendimento seguro para este público.
Formação com foco em direitos infantis e marcos legais
A programação da oficina envolve dinâmicas, palestras e discussões em grupo, adotando uma abordagem prática para envolver os participantes nos temas. No primeiro módulo da formação, o tema será “A História da Infância e os Marcos Legais”, que será ministrado por Silvia Carla Macedo Cardoso Furtado, acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialista em direitos infantis. A palestra oferecerá aos profissionais uma visão sobre os avanços históricos e legais dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, sendo essencial para a atuação no enfrentamento de casos de violência sexual e outras violações de direitos.
Segundo a coordenação do evento, o objetivo é capacitar os profissionais com uma base sólida, permitindo que enfrentem os desafios do atendimento a vítimas de violência e outras situações de vulnerabilidade na região amazônica.
Fortalecimento da rede de proteção em Codajás
Para Katiussia Souza, gerente social do IACAS, a capacitação é essencial para sensibilizar e fortalecer a atuação dos profissionais da rede de proteção local. “As formações realizadas pelo projeto Mobilizar e Agir, em parceria com a Petrobras, são cruciais para qualificar a rede de proteção de crianças e adolescentes, garantindo que cada profissional esteja apto a amparar as vítimas conforme suas necessidades. Queremos que essa rede esteja preparada para responder de forma efetiva a qualquer situação, seja o pedido de socorro feito na escola, na igreja, no conselho tutelar, ou na delegacia ou em outro local”, afirmou.
O projeto Mobilizar e Agir espera contribuir para a construção de uma rede de apoio segura e efetiva para crianças e adolescentes em situação de risco, consolidando práticas que garantam a acolhida e a proteção desse público em Codajás.
Foto: Divulgação/IACAS