Iacas toma posse no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

MANAUS – Representantes da sociedade civil e órgãos governamentais se reuniram para a posse dos conselheiros e suplentes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/AM). O Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas/AM) esteve na cerimônia representado pela educadora social, Izys Maria.

Para Izys, agora suplente no Cedca, é de grande importância que a população cobre e entenda as ações voltadas à infância e à juventude.

“Para nós da sociedade civil estar compondo o conselho, ainda mais este ano, é fundamental pois temos a obrigação e a dívida de entregar o centro integrado para nossas crianças. Acredito que estarmos dentro do conselho acelere essa entrega além de cobrarmos mais em prol da infância e da juventude. Muitos dizem que criança é prioridade mas na hora de agir ela geralmente é colocada por último”, afirmou Izys.

Amanda Ferreira, coordenadora do Iacas e nova conselheira do Cedca, acredita que a participação da sociedade civil na instituição é relevante para a garantia e discussão de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

“A sociedade civil dentro do conselho é um porta-voz da base. Ele é um porta voz da criança que está lá na comunidade precisando de apoio. Ele leva para dentro da entidade essas necessidades e anseios para que sejam pensadas políticas públicas de atenção e de proteção integral dessas crianças e adolescentes. É um órgão importantíssimo, por isso que ele é composto pela sociedade civil e pelo governo que é onde as políticas públicas são efetivadas”, disse a nova conselheira do Cedca.

Representante do estado por meio da Polícia Civil (PC/AM), a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), delegada Joyce Coelho acredita que o Cedca possibilita uma ação mais eficaz na luta pela garantia dos direitos infantojuvenis.

“Sabemos que sem conselho a gente fica um longo período com as crianças precisando dessa proteção efetiva. O que esperamos para essa gestão é dar andamento aos projetos e alcançar nossa metas que é sempre um atendimento mais humanizado, mais garantista para que crianças e adolescentes tanto vítimas quanto em conflito com a lei possam ter seus direitos respeitados, ser tratados conforme a lei, obedecendo integralmente o que diz o eca e a constituição federal”, contou a delegada.

A posse do Cedca foi realizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc/AM). Para a titular da pasta, Jussara Pedrosa, a união neste momento é fundamental.

“ Nós estamos dando um grande passo que é a posse do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Estamos aqui, sociedade civil e poder executivo, engajados por um bem maior que é a garantia de direitos das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, disse a secretária.

O evento finalizou com os novos membros do conselho assinando um termo e tomando posse de suas vagas no Cedca.

 

Sobre o Cedca

Instituído pela Lei n° 1.988, de outubro de 1990, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como função propor, discutir e ampliar políticas públicas que visam promover segurança, educação, saúde, assistência social, acesso à cultura e defesa dos direitos humanos para crianças e adolescentes.

O Cedca é composto por conselheiros titulares e suplentes representantes do poder público e da sociedade civil. É um órgão normatizador da política da infância em diversas esferas.  O novo colegiado terá mandato vigente até dezembro de 2026.

 

Texto: Andreza Maria Cunha