Roda de Conversa “Mulheres que Inspiram” Fortalece Direitos Femininos na Amazônia
Evento promovido pela Petrobras reúne líderes femininas para discutir a luta pela igualdade de gênero e direitos das meninas-mulheres na região
Amanda Ferreira, coordenadora geral do IACAS, foi convidada para compartilhar sua experiência e falar sobre os direitos das meninas-mulheres na Amazônia
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Petrobras – EDIMAN organizou, no dia 13 de março, a roda de conversa “Mulheres que Inspiram”, realizada na Unidade da Amazônia, em Manaus. O evento reuniu mulheres que são referência em suas áreas de atuação e lutas, com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer a defesa dos direitos das mulheres e meninas da Amazônia.
Entre as convidadas, estavam Maria Eliete, funcionária da Petrobras; Clarice Tukano, professora indígena do Povo Tukano e Presidente da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN); e Amanda Ferreira, coordenadora geral do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), organização que realiza o projeto Mobilizar e Agir, em parceria com a Petrobras.
A fala de Amanda trouxe um olhar sensível sobre a realidade das meninas da Amazônia e a necessidade de garantir seus direitos. “Foi um encontro de troca de experiências, onde cada mulher pôde falar do seu lugar de luta e resistência. Para mim, o mais importante foi compartilhar sobre o direito da menina-mulher, que significa garantir que, mesmo sendo meninas, elas tenham direito a viver essa fase da infância e adolescência, sem serem adultizadas precocemente”, destacou.
O evento proporcionou um espaço de escuta e fortalecimento, reafirmando a importância de redes de apoio para a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres e meninas na Amazônia.
Fonte e Fotos: Petrobras- EDIMAN